Menu

Comportamento

Digital não é ferramenta, mas cultura.

Se pararmos para observar os últimos 15 anos, ironicamente podemos concluir que houveram algumas mudanças. Claro, a primeira coisa que vem em nossa mente é a Era tecnológica que invadiu as nossas vidas com os milhares de gadgets, com a internet das coisas e mais recentemente com a disruptiva inteligência artificial. Hoje é bem verdade que tudo isso facilitou nossa vida. Quando tentamos imaginar como era nossa vida sem esses milhares de recursos ficamos perdidos e a pergunta que sempre nos bem a mente é: como conseguimos viver sem tudo isso?
Mas algo além mudou. Se observarmos atentamente em meio a sinais Wi-Fi e hashtags o que mudou mesmo foi nossa maneira de nos relacionarmos. Pode não parecer mas isso tem um impacto maior em nossas vidas do que a própria tecnologia. Se olharmos por essa perspectiva o digital deixa de ser apenas uma ferramenta para ser visto como uma nova cultura com hábitos, conhecimentos, leis e crenças. Ao ser inserido no meio digital, o indivíduo é imerso a um conjunto de valores que abalam a maneira como o mesmo se relaciona, não só com outro indivíduo, mas sim com tudo o que possui uma conexão digital, por exemplo um relógio ou uma geladeira.
Ao mudarmos as relações, mudamos também a configuração existente na sociedade, nas instituições e nas marcas. A hierarquia existente até hoje foi remodelada e o protagonismo dos papeis alterados. O indivíduo fala, expõe suas vontades perante as instituições, personaliza sua vida e molda o seu meio conforme sua necessidade. Aqui acontece um ponto importante: ao ganhar voz, ele encontra outros como ele para formar o coletivo. Falamos de um momento singular na historia onde as lideranças (marcas, governos, dirigentes) são praticamente obrigados a ouvir o coletivo, pois esse sim ganhou o papel principal no novo modelo de comunicação. A força do coletivo restaura em nossa sociedade o vínculo social, a forte motivação para redescobrir experiências através do compartilhamento e o senso de pertencimento a um todo. E assim caminha a humanidade.
0 Comments Leave a reply

    Leave a comment

    Your comment(click button to send)

    ToThink | Agência de Comunicação e Eventos
    Share

    This is a unique website which will require a more modern browser to work!

    Please upgrade today!

    UA-80589820-1